Magnete esférico ou Terrella
Objeto constituído por um pequeno pedaço de magnetite talhado de forma esférica e suspenso de uma coluna de latão, fixa sobre uma base de madeira. A montagem é bastante elegante: o magnete fica suspenso por uma fita de seda que pode subir ou descer através de uma engrenagem que tem na base. A parte superior da base é forrada por uma almofada de couro para amortecer a queda dos pesos quando era ultrapassada a carga máxima que era cerca de 5 kgf.
Os magnetes esféricos são modelos magnéticos que representam a Terra, denominados por Terrella, que em latim significa “pequena terra”.
Um magnete natural não tem normalmente muita força e, para se aproveitar a força atractiva dos dois pólos é necessário “armá-lo”, isto é, unir os dois pólos por uma armação de ferro. As peças polares do magnete mantêm suspenso um triângulo de aço no vértice do qual se suspendiam corpos de diferentes pesos, a fim de se determinar a "força de ruptura" do magnete. António Dalla Bella, primeiro Director do Gabinete de Física usou também este magnete nas suas experiências sobre a força magnética.
Na base da coluna de latão pode ler-se Gul.mus Dugood, F.R.S. Parauit, Lisbonae. MCCLI. Pensamos que há um erro na data. Deveria ser 1751 (MDCCLI) e não 1251. Este magnete foi construído por William Dugood, ourives inglês responsável também pela construção do Magnete Chinês deste Gabinete.
Magnete esférico ou Terrella
Willian Dugood, Lisboa
c. 1766
FIS.0289