MARIA SKLODOWSKA-CURIE: MADAME CURIE
A Exposição “Maria Skłodowska Curie: Madame Curie” insere-se nas comemorações do Ano Internacional da Química e do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Madame Curie. Esta exposição foi organizada em colaboração com o Departamento de Química da Universidade do Minho e o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, partindo de um conjunto de painéis produzidos pelo Museu de Maria Skłodowska Curie em Varsóvia e pelos Arquivos da Academia das Ciências da Polónia.
Apresenta-se a vida e obra de Madame Curie, destacando-se a notável investigação que desenvolveu sobre a radioactividade e que lhe mereceu dois Prémios Nobel. A exposição inclui também uma secção dedicada a três dos seus discípulos portugueses, que realizaram um estágio no Instituto do Rádio em Paris: Mário Augusto da Silva, Branca Edmée Marques e Manuel Valadares.
A exposição integra instrumentos científicos representativos do equipamento laboratorial utilizado por Madame Curie e pelos seus discípulos em medições de radioactividade e módulos interactivos dedicados à radioactividade natural.