Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Jacob de Castro Sarmento,
Jacob de Castro Sarmento,

Jacob de Castro Sarmento

O primeiro judeu a obter o grau de doutor no Reino Unido, tentou que em Portugal fossem aceites a Filosofia e a Ciência modernas

Nascido Henrique de Castro Sarmento .(1691-1762), em Bragança, estudou Artes na Universidade de Évora e, posteriormente, Medicina na Universidade de Coimbra, curso que completou em 1717.

Já médico, praticou em Beja e em Lisboa .e em 1721 saiu de Portugal, fugindo à perseguição movida pela Inquisição aos judeus. Fixou então residência em Londres, tendo alterado o nome para Jacob de Castro Sarmento, convertendo-se em rabi dos judeus portugueses ali residentes.

Conviveu com o médico Ribeiro Sanches (1699-1783) e com o Marquês de Pombal (1699-1782), enquanto este foi Ministro junto da corte inglesa.

Ao longo da sua vida, destacou-se por ter sido membro do Colégio Real dos Médicos de Londres, sócio da Royal Society e por ter sido o primeiro judeu a obter o grau de doutor no Reino Unido, através da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

Tentou, por várias vezes, que em Portugal fossem aceites a Filosofia e a Ciência modernas. Em 1737 provocou uma renovação nas ideias científicas portuguesas com a publicação de “Teórica Verdadeira das Marés”, o primeiro texto em português a divulgar as ideias de Isaac Newton (1642-1727).
Faleceu em Londres em 1762.