Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O esqueleto voador que não é de dinossauro!

Muitas das pessoas que visitam a exposição Gabinete de Curiosidades identificam o esqueleto que se encontra à entrada como um dinossauro, mas não é. Trata-se de um esqueleto de uma Orca ou Baleia-assassina e pertence à Coleção Antiga do Museu. Esta Coleção Antiga, já era assim designada no século XIX pelas pessoas que trabalhavam no museu, não está datada, mas os espécimes que têm esta designação poderão ser do século XVIII até meados do seculo XIX. Este esqueleto mede 6,3 metros e não está completo, faltando-lhe vários ossos e dentes.

De nome científico Orcinus orca (Linnaeus, 1758) é uma espécie que pertence à família dos golfinhos, Delphinidae e são predadores de topo com várias estratégias de alimentação e com especialização num determinado tipo de presas. A subpopulação que nos visita alimenta-se fundamentalmente do atum-rabilho-do-atlântico (Thunnus thynnus).

É uma espécie cosmopolita, isto é, pode ser encontrada em todos os oceanos e na maior parte dos mares, mas tem preferência por águas frias, de latitudes elevadas e zonas costeiras, talvez por esta razão tenham ocorrido algumas interações com humanos nos últimos tempos. Pensa-se que as orcas que visitam atualmente Portugal pertencem à população do Estreito de Gibraltar que contém menos de 50 adultos, sendo considerada uma das espécies de mamíferos mais ameaçadas no nosso país e por essa razão o seu estatuto de conservação é Criticamente em Perigo, segundo o Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental de 2023. Existem vários fatores de ameaça como por exemplo: captura acidental, enrolamento em redes de pesca, a poluição, destruição do seu habitat, a sobrepesca que afeta a disponibilidade de alimento, atividades turísticas desordenadas de observação de cetáceos, entre outras ameaças.

Como medidas de conservação em Portugal existe legislação especifica para proteção de mamíferos marinhos e também é aplicada a legislação internacional e é aconselhado fazer a monitorização da população visitante para haver planos de gestão adequados para esta espécie.

 

Orca

Orcinus orca (Linnaeus, 1758)

ZOO.0000091

Coleção Antiga (CA)

 

Mais informações

Pode conhecer o Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental aqui.

Este objeto encontra-se em exibição no Gabinete de Curiosidades.


Eventos relacionados


Objeto do mês - 2023
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2023

A câmara lúcida de Amici
1 a 31 de Janeiro, 2023

Hipopótamo, um gigante pouco conhecido
1 a 28 de Fevereiro, 2023

QUEM SÃO OS NKISI NKONDI?
1 a 31 de Março, 2023

Lâminas para Lanternas Mágicas
1 a 30 de Abril, 2023

Livro – Xiloteca, Madeiras de S. Tomé e Príncipe
1 a 31 de Maio, 2023

Peixe-Papagaio-Azul-Brasileiro
1 a 30 de Junho, 2023

A Queima das Fitas de 1926 – in illo tempore, in tempore
1 a 31 de Julho, 2023

Aparelho de Bravais para estudo dos halos
1 a 31 de Agosto, 2023

MATERNIDADE - UMA FIGURA IMPONENTE
1 a 30 de Setembro, 2023

FRUTA QUE É PÃO E A MAIOR DO MUNDO
1 a 31 de Outubro, 2023

100 Quilómetros de fio de cobre
1 a 31 de Dezembro, 2023