Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O Filme Etnográfico no Brasil

Roberto Machado dos Santos Junior (Centro de Física da Universidade de Coimbra, Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica da UC)

Filmes etnográficos começaram a ser produzidos praticamente no mesmo momento em que as invenções tecnológicas do século XIX permitiram registrar visualmente encontros com outras sociedades e culturas. Desde os primórdios o filme etnográfico traz a expectativa de que revelará algo sobre culturas primitivas que não pode ser entendido de outra maneira senão através da imagem em movimento.

O objetivo desta apresentação é fornecer um levantamento anotado das obras cinematográficas do gênero documental etnográfico que foram realizadas no Brasil, com foco nas etnias indígenas brasileiras, partindo dos primeiros registros, feitos ainda com equipamentos pesados, característicos do final do século XIX e início do XX, até os anos 1960, onde a tecnologia de filmagem já hav ia se a lterado em termos de mobilidade e gravação de som. Serão exibidos trechos dos filmes e também fotográficas feitas nas aldeias indígenas para ilustrar as informações transmitidas pelo orador. Esses filmes antigos estão dispersos em coleções no Brasil, na Alemanha e nos Estados Unidos. Alguns dos registros têm um rigoroso objetivo etnográfico no sentido científico do termo, outros se parecem mais com diários de viagem ou filmes de aventura, onde o homem branco é confrontado com alguns "homens selvagens" exóticos, vistos como seres da selva. Veremos como, em cada época, os filmes retrataram os povos indígenas brasileiros de acordo com as visões filosóficas mais populares em seu tempo.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Entrada livre