Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Uma Vaca-loura que não é vaca!

A vaca-loura é o maior escaravelho que existe em Portugal e na Europa. O macho é inconfundível graças às suas mandíbulas enormes em forma de hastes de veado. Os machos lutam entre si usando as suas mandíbulas para conquistarem a fêmea e assim acasalarem para se completar o seu ciclo de vida. Para além desta diferença entre macho e fêmea existem outras, os machos são maiores, podem chegar aos 8 cm de comprimento, enquanto as fêmeas atingem apenas metade desse valor. Os machos apenas vivem 1 mês, podem ser vistos entre maio e julho, já as fêmeas vivem 3 meses e podemos encontra-las até setembro. Após a cópula os machos morrem, mas as fêmeas vivem até encontrarem um local propício para depositarem os seus ovos em raízes de árvores antigas, principalmente de espécies de folha caduca, como o carvalho-alvarinho ou o castanheiro. Após eclodirem, as larvas vivem durante mais ou menos 3 anos a alimentarem-se de madeira morta, dai desempenharem um papel ecológico muito importante nas florestas fazendo a reciclagem dos nutrientes, enriquecendo os solos e consequentemente tornando-os mais férteis.

É uma espécie protegida por lei e está classificada como “Quase Ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e consta do Anexo II da Diretiva Habitats (espécie cuja conservação exige a designação de zonas especiais de conservação) e está igualmente incluída no Anexo III da Convenção de Berna.

Em 2017, no âmbito do projeto de ciência cidadã VACALOURA.pt, foi feito o inventário dos espécimes existentes no Museu para os incluir no projeto. Numa estimativa de cerca de 200 mil espécimes de insetos existentes no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, mais de 30.000 são escaravelhos de Portugal, destes apenas 58 pertencem a esta espécie. VACALOURA.pt é um projeto 100% voluntário de ciência cidadã, que tem como finalidade contribuir para a conservação da vaca-loura e das restantes espécies de escaravelhos da família Lucanidae.

Para saber mais e como colaborar em http://www.vacaloura.pt/vaca-loura

Mais informações

Local: Átrio do Laboratório Chimico [VISITAS SUSPENSAS]


Apoio:

Eventos relacionados


Objeto do mês - 2021
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2021

Um sapato sui generis
1 a 31 de Janeiro, 2021

Um Prato Republicano
1 a 28 de Fevereiro, 2021

Não é carne mas é peixe
1 a 31 de Março, 2021

A câmara do Egas
1 a 30 de Abril, 2021

Do Pote de Vandelli ao modelo floral de Brendel
1 a 30 de Junho, 2021

Um cadinho arqueológico
1 a 31 de Julho, 2021

Frasco de reagentes do Laboratório Chimico
1 a 31 de Agosto, 2021

Bico de Bunsen, um queimador de gás
1 a 30 de Setembro, 2021

Aparelho de Ferdinand Carré
1 a 31 de Outubro, 2021

Aparelho de Kipp
1 a 30 de Novembro, 2021

O antigo telhado
1 a 31 de Dezembro, 2021