QUEM SÃO OS NKISI NKONDI?
Nkisi Nkondi são esculturas em madeira associadas ao culto do poder sobrenatural, materializadas em honra dos antepassados para obtenção de uma bênção. Fazem parte da cultura e da arte dos Kongo e etnias vizinhas, Vili, Yombe, Bembe, Sundi e Woyo.
Nkisi são espíritos da terra que se encontram nas águas ou nas rochas, tendo como santuário as florestas. Estas forças sobrenaturais podem estar presentes em estatuária do género antropomorfa ou zoomorfa, ou mesmo em recipientes.
Nkondi, que significa caçador, aliança, acordo, é uma categoria de Nkisi representada em estatuária antropomorfa ou zoomorfa, com a particularidade de se apresentar crivado de pregos, lâminas metálicas e outros objetos de carácter simbólico.
À guarda e usados pelo Nganga, intermediário que comunica com o mundo espiritual, exemplares como este Nkisi Nkondi, pertencente aos Yombe (Cabinda) e doado à Universidade de Coimbra em 1916 por José Pinto Meira, destinam-se à proteção coletiva, com funções terapêuticas ou fortificantes, previnem ou curam doenças, punem falsos juramentos, detetam infratores, protegem o repouso dos defuntos, zelam pelos costumes tradicionais ou presidem a interesses da aldeia conquistando graças e favores. Revelam a presença de cargas mágicas ou de espelhos cuja função é perscrutar o além ou outros mundos, refletindo as aparências.
Nkisi Nkondi
Angola, século XIX
ANT.Ang.1046