Livro – Xiloteca, Madeiras de S. Tomé e Príncipe
Trata-se de uma coleção histórica de secções de diferentes espécies arbóreas, nativas e exóticas, de madeiras de alto valor económico, denominada xiloteca.
Em formato de livro, de dimensões aproximadas a 20(largura)x25(comprimento)x14(altura) cm, apresenta duas etiquetas, na capa e na lombada, que referem, respetivamente:
“Príncipe. Amostras de madeiras da Roça de S. Matheus. Fernando Augusto Soares”
e
“Província de S. Thomé e Príncipe. Ilha de S. Thomé. Expositor Fernando Augusto Soares. Producto Álbum de Madeiras. Propriedade S. Matheus”.
O livro desdobra-se em 18 amostras de diferentes madeiras, pequenas peças retangulares com dimensões (14(largura)x22,5(comprimento)x0,5(altura) cm), todas iguais, numeradas e etiquetadas, articuladas entre si.
Em cada “folha-amostra” do livro, a madeira é identificada numa etiqueta com caligrafia antiga, onde constam, ao centro, um Nº e um ou dois nomes vulgares, que em baixo se discriminam; a toda a margem da etiqueta, igual nas 18 amostras, está indicada a proveniência - linha do topo: “Fernando Augusto Soares”; linha à direita: “S. Matheus”; linha na base: “Príncipe”; linha à esquerda: “Fazenda”.
Nomes das dezoito amostras de madeiras:
Nº 1 – Ubá ou Sicupira
Nº 2 – Pau Candeia
Nº 3 – Pim Pim Homem (Marapião em S. Thomé)
Nº 4 – Pau-tinta
Nº 5 – Gogó Pembo (Guigó)
Nº 6 – Gogó Pico
Nº 7 – Urrere-Mãe-velho / ou Inglegé Cias, ou Pau ferro (?)
Nº 8 – Burinho ou Safú de Obó
Nº 9 – Pau Gamella
Nº 10 - Pau Caixão
Nº 11 – Amoreira
Nº 12 – Pau Marmello
Nº 13 – Jáca
Nº 14 – Matapasso (Obá)
Nº 15 – Popó ou Nespera de S. Thomé
Nº 16 – Pau Ribeira
Nº 17 – Pau Mastro ou Viro vermelho (?)
Nº 18 – Pam Pam ou Manga de Gabão