©2024 Museu da Ciência - Todos os direitos reservados | desenvolvido por FBA.
Fonte de compressão ou repuxo
Após quatro anos de encerramento ao público, uma das marcas que a pandemia deixou, reabriu recentemente o Gabinete de Física da Universidade de Coimbra. Este espaço, onde conseguimos retroceder no tempo e chegar ao século XVIII, é uma pequena pérola escondida no Colégio de Jesus.
É a partir desta coleção de instrumentos, decorados com finos ornamentos, e baseados em mecanismos simples, que eram demonstrados fenómenos da Natureza e princípios da Física elementar.
A fonte de compressão, aqui apresentada, é um desses instrumentos didáticos. Ilustra, de forma espetacular, um processo de elevação de água, provocada pelo ar contido, sob pressão, no interior da fonte.
Este instrumento consiste num bonito reservatório metálico em bronze e latão dourado, em forma de pêra invertida, assente sobre um pé circular. No eixo interior do reservatório existe um tubo, munido de uma torneira exterior. Para pôr a fonte a funcionar retirava-se a torneira ligada ao tubo, ou seja, abria-se o recipiente e enchia-se com água, até cerca de dois terços da sua capacidade. Reposto o tubo e a torneira, retirava-se o terminal da torneira e ligava-se esta à bomba de compressão. Abria-se a torneira e introduzia-se no recipiente todo o ar que fosse possível. Finalmente, fechava-se a torneira, retirava-se a bomba, enroscando o terminal da torneira. Ao abrir a torneira, saía um jato de água, vulgo repuxo, que podia atingir facilmente 8 a 10 metros de altura.
Esta experiência deveria causar espanto. Todavia, não seria muito conveniente realiza-la dentro do Gabinete de Física, pois facilmente o jato de água atingiria o teto, molhando toda a sala.
Data de incorporação: 1773
Construtor: desconhecido
FIS.0190
Eventos relacionados
Objeto do mês - 2024
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2024
O Sapato do Gigante
1 a 31 de Janeiro, 2024
PAPOILA-VERMELHA – SÍMBOLO DA PAZ, É ALIMENTO, VENENO E MEDICAMENTO
1 a 29 de Fevereiro, 2024
Rolieiro, o acrobata dos ares
1 a 31 de Março, 2024
Pião giroscópico
1 a 30 de Abril, 2024
Máscara Pende
1 a 31 de Maio, 2024
MAUVEÍNA, UM CORANTE ARTIFICIAL
1 a 30 de Junho, 2024
Vanessa-dos-cardos e a importância das Coleções de História Natural
1 a 31 de Julho, 2024
A decomposição e recomposição da Luz
1 a 31 de Agosto, 2024
ASTROLÁBIO NÁUTICO: COMO UM “GPS” À ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS?
1 a 30 de Setembro, 2024
MÁSCARA NYAU
1 a 31 de Outubro, 2024
PROJETO ARCADE, UM EXEMPLO INSPIRADOR DO USO DE COLEÇÕES HISTÓRICAS NA CIÊNCIA DO SÉCULO XXI
1 a 31 de Dezembro, 2024