Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

PROJETO ARCADE, UM EXEMPLO INSPIRADOR DO USO DE COLEÇÕES HISTÓRICAS NA CIÊNCIA DO SÉCULO XXI

Neste mês natalício, celebramos a partilha de conhecimento com milhares de "objetos do mês"!

Damos a conhecer a progressão do projeto ARCADE (sub-projeto do TETTRIs) que tem como objetivo o desenvolvimento da taxonomia dos insetos polinizadores (em particular, abelhas, borboletas e moscas das flores) com a utilização de coleções de referência - através da indexação, revisão e melhoria destas coleções.

Sendo Portugal um hotspot de biodiversidade na bacia do Mediterrâneo, incluindo a Macaronésia, este trabalho desenvolvido pelo consórcio entre a Universidade de Coimbra (UC) [Centro de Ecologia Funcional (CFE) e Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC)], Tagis - Centro de Conservação de Borboletas de Portugal, Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), Universidade dos Açores (UAc) e Universidade da Madeira (UMa) criará uma base sólida para a implementação de iniciativas futuras sobre taxonomia, conservação e monitorização de insetos polinizadores em Portugal.

Em relação ao MCUC a coleção das abelhas já foi totalmente indexada e está praticamente finalizada a identificação dos mais de 16500 espécimes, trabalho que faz parte integrante do trabalho de doutoramento do investigador Hugo Gaspar.

A indexação das cerca de 1000 moscas-das-flores (família Syrphidae) está a cargo da investigadora Ana Afonso e, neste momento, falta a identificação ou confirmação das espécies deste grupo.

Em relação às borboletas foram já inventariados mais de 3000 espécimes e quase todos identificados até à espécie com a ajuda dos especialistas Eduardo Marabuto e Tatiana Moreira. Ficando a faltar cerca de 1500 borboletas que pretendemos inventariar até ao final deste mês. A “Coleção Nacional” foi indexada, na sua maioria, pela curadora da Zoologia, Cristina Rufino e por um voluntário, Daniel Ribeiro, as coleções “Rosário Pires” de 1980’s e “Pedagógica”, exemplares coletados entre 1987 e 1990 fizeram parte do plano de trabalho de 2 estágios de verão em 2024, do Diogo Vital da Universidade de Aveiro e da Catarina Moniz da Universidade de Coimbra. E, finalmente a coleção do “Colégio de S. Fiel – Cândido de Azevedo Mendes e Joaquim da Silva Tavares”, que está a ser inventariada pela curadora da Zoologia e alunos de Biologia: Ana Costa, Lara Ribeiro, Daniel Laranjeira, Inês Carvalho e Maria Silva. Esta coleção contém, também, exemplares de outros coletores como: Manuel Paulino de Oliveira, Duquesa de Palmela, António Augusto Carvalho Monteiro, Wenceslau de Sousa Pereira Lima, do final do séc. XIX e Anthero Frederico de Seabra, Ernest Matthes, João Miguel Ladeiro, António Paulo, Armando Alves dos Santos, Eusébio Tamagnini, D. F. Noronha, até meados do século XX.


Mais informações

Fique atento às atualizações e acompanhe o impacto deste projeto AQUI

Eventos relacionados


Objeto do mês - 2024
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2024

O Sapato do Gigante
1 a 31 de Janeiro, 2024

PAPOILA-VERMELHA – SÍMBOLO DA PAZ, É ALIMENTO, VENENO E MEDICAMENTO
1 a 29 de Fevereiro, 2024

Rolieiro, o acrobata dos ares
1 a 31 de Março, 2024

Pião giroscópico
1 a 30 de Abril, 2024

Máscara Pende
1 a 31 de Maio, 2024

MAUVEÍNA, UM CORANTE ARTIFICIAL
1 a 30 de Junho, 2024

Vanessa-dos-cardos e a importância das Coleções de História Natural
1 a 31 de Julho, 2024

A decomposição e recomposição da Luz
1 a 31 de Agosto, 2024

ASTROLÁBIO NÁUTICO: COMO UM “GPS” À ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS?
1 a 30 de Setembro, 2024

MÁSCARA NYAU
1 a 31 de Outubro, 2024

Fonte de compressão ou repuxo
1 a 30 de Novembro, 2024