Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

A Instalação do Museu da Ciência

A instalação do Museu da Ciência no Laboratorio Chimico correspondeu ao propósito da Universidade de Coimbra de requalificar um dos seus edifícios mais significativos, que foi utilizado para ensino e investigação no domínio da química e engenharia química até 1998.

A intervenção arqueológica que precedeu e acompanhou a recuperação do edifício permitiu uma melhor compreensão do espaço, incluindo a sua relação com estruturas anteriores como o refeitório jesuíta do século XVI.

O projecto de arquitectura, da responsabilidade dos arquitectos João Mendes Ribeiro, Carlos Antunes e Desirée Pedro, clarificou o espaço do laboratório anulando as intervenções ambíguas e recuperando os elementos mais marcantes de modo a devolver significado e carácter ao edifício. Procurou uma transparência entre o existente e o novo, o passado e o presente, marcando estes dois tempos de intervenção. Este diálogo está também patente na forma como se articularam os conteúdos expositivos, com uma grande marca de modernidade, com o próprio edifício e os objectos e instrumentos científicos incluídos na exposição.