Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Bico de Bunsen, um queimador de gás

O bico de Bunsen é um aparelho utilizado nos laboratórios para efetuar o aquecimento de soluções ou substâncias. Aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday, a grande vantagem da sua utilização consiste em queimar em segurança um fluxo contínuo de gás, sem o risco da chama se propagar pelo tubo até ao depósito de gás que o alimenta.

Na base do aparelho existe um mecanismo móvel que permite abrir ou fechar um orifício, provocando uma reação mais ou menos rica em oxigénio e a consequente variação da temperatura da chama.

Para dobrar um tubo de vidro utilizamos um bico de Bunsen ao qual foi adaptado no bocal uma peça metálica em forma de leque, que permite uma chama delgada com uma grande superfície lateral. Durante o processo de aquecimento do tubo de vidro, quando a cor da chama fica amarelo intenso, indica a presença de vapor de sódio (que entra na composição do vidro) e que a temperatura já é muito elevada, sendo fácil a dobragem do tubo de vidro sem grande esforço.

Mais Informações

Local: Loja do Turismo da UC [ed. Colégio de Jesus]


Apoio:

Eventos relacionados


Objeto do mês - 2021
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2021

Um sapato sui generis
1 a 31 de Janeiro, 2021

Um Prato Republicano
1 a 28 de Fevereiro, 2021

Não é carne mas é peixe
1 a 31 de Março, 2021

A câmara do Egas
1 a 30 de Abril, 2021

Uma Vaca-loura que não é vaca!
1 a 31 de Maio, 2021

Do Pote de Vandelli ao modelo floral de Brendel
1 a 30 de Junho, 2021

Um cadinho arqueológico
1 a 31 de Julho, 2021

Frasco de reagentes do Laboratório Chimico
1 a 31 de Agosto, 2021