O antigo telhado
No séc. XVIII, durante a reforma do ensino universitário de Coimbra preconizada em 1772 pelo Marques de Pombal, teve início a construção do Laboratório Chimico, no antigo refeitório do Colégio de Jesus. Este novo edifício, que aproveitou algumas das infraestruturas existentes foi dotado de uma cobertura que perdurou até a outra fase de requalificação, no século XXI, que culminou com a abertura do Museu da Ciência em 2006. Nesta grandiosa obra, a antiga estrutura de madeira, que suportava o telhado foi substituída.
A cobertura do Laboratório Chimico era composta por diversas asnas, estruturas de madeira de forma triangular, que foram substituídas por uma nova construção, onde foram mantidos os tirantes de ferro forjado decorados com flores estilizadas.
Aqui apresentamos um segmento de uma asna em madeira de pinheiro, assim como pregos em ferro forjado. Alguns destes pregos, com mais de 20 cm de comprimento, apresentam estrias para melhor fixação, ou uma perfuração na ponta, para cravar outra peça e melhorar a ancoragem.