Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Segredos da Luz e Matéria & Visto de Coimbra

SEGREDOS DA LUZ E DA MATÉRIA
Esta exposição explora o tema da luz e da matéria, a partir dos objectos e instrumentos científicos das colecções da Universidade de Coimbra. O nosso conhecimento sobre a luz e a matéria está directamente relacionado com o desenvolvimento da ciência nos últimos quatro séculos. Um conjunto de experiências e módulos interactivos possibilitam a observação de fenómenos, desde a experiência de decomposição da luz de Newton até à neurobiologia da visão.
A luz está presente nas nossas vidas, das mais diversas formas. A luz é afinal o meio mais importante de que dispomos para conhecer o mundo. Os fenómenos da luz e da sua interacção com a matéria podem ser explorados em vários sentidos, como as propriedades da luz, a emissão e absorção da luz pela matéria, o Sol e a luz solar, a visão e a cor das coisas.

VISTO DE COIMBRA - OS JESUÍTAS ENTRE PORTUGAL E O MUNDO
Esta exposição tem o seu foco sobre a Companhia de Jesus, que ocupou os espaços onde hoje está instalado o Museu da Ciência da UC. O seu nome inspira-se numa gravura da Lua da autoria do padre Cristovão Borri, feita em Coimbra (1626) e publicada na obra Colecta Astronomica (1629) antes de Borri partir para a Ásia. Trata-se da primeira ilustração científica na área da astronomia feita em Portugal e a segunda a ser publicada, apenas precedida pela de Galileu na sua obra Siderius Nuncius, 16 anos antes. Esta gravura é prova da ciência experimental e do projecto pedagógico da Companhia de Jesus, que então reproduzia as experiências científicas mais recentes, dando conhecimento delas ao mundo num inovador processo de globalização. Mais informações

http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=exhibitions&action=&id=855