Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Imagem do cefalópode Nautilus, um fóssil vivo que possui um olho simples, tipo câmara, sem qualquer lente. [Monterey Bay Aquarium, California]
Imagem do cefalópode Nautilus, um fóssil vivo que possui um olho simples, tipo câmara, sem qualquer lente. [Monterey Bay Aquarium, California]

Luz e Visão

Seria de grande utilidade para os seres vivos desenvolver detectores dos fotões de luz provenientes do Sol. Foi o que fez o ramo animal dos seres vivos: a certa altura no lento processo da evolução “inventaram” os olhos.  A maior parte dos animais com olhos tipo câmara têm olhos com lentes, como os vertebrados, ou os polvos e lulas. Uma solução diferente para a visão é a dos olhos compostos dos insectos.

E as cores, como as vemos? Encontramos na retina um tipo de células fotoreceptoras especiais que possibilitam a percepção das cores.

Na nossa retina há três tipos de cones que são sensíveis a comprimentos de onda diferentes: azul, verde e vermelho. Ao combinar a informação proveniente desses fotoreceptores, o nosso cérebro é capaz de identificar milhões de cores. Mas os insectos são capazes de ver luz ultravioleta, que nós não vemos. No jardim ultravioleta é possível olhar para as flores como se fôssemos insectos. E é surpreendente.

Mas, não vemos apenas com os nossos olhos, mas também com o nosso cérebro! Experiências virtuais sobre a percepção do movimento aparente ajudam a perceber porquê..